Sistema de Gerenciamento de Frotas DISPATCH da Modular Mining Systems é selecionado pela EXCON para a mina de Toconao

Tucson, Arizona – 23 de Outubro de 2014

Modular Mining Systems, Inc., líder mundial no fornecimento de soluções baseadas em computador de gerenciamento de minas em tempo real para operações de mineração subterrânea e de superfície, anunciou hoje que o Sistema de Gerenciamento de Frotas DISPATCH® da Modular está sendo implementado pela EXCON na mina de Toconao no Chile.

A mina de lítio a céu aberto de Toconao, situada no Salar de Atacama (o maior salar do Chile e o terceiro maior do mundo) é administrada pela Construtora Excon S.A. e propriedade da SQM, a maior produtora de lítio do mundo. A mina produz três milhões de toneladas de material anualmente e tem uma expectativa de vida útil prevista de pelo menos 50 anos.

Desde que a implementação começou no início deste ano, a mina já percebeu ganhos mensuráveis – como manter metas de produção com 7% menos caminhões em operação. “Estamos animados com o progresso até agora, e esperamos resultados ainda maiores com o sistema DISPATCH no futuro”, disse Cristian Infante, CEO da EXCON.

Com uma queda nos preços do lítio, a mina teve que ajustar seus custos e se concentrar na otimização da produtividade. “Ficamos impressionados com a sofisticação do sistema DISPATCH”, disse Miguel Martinez, gerente assistente de operações da Toconao. A capacidade de medir vários parâmetros, monitorar a atividade em tempo real e otimizar a produção foram as principais influências na seleção do FMS DISPATCH para a mina. “Do nosso escritório, podemos saber exatamente o que está acontecendo com cada uma das nossas equipes no solo”, acrescentou.

No futuro, a Toconao também se concentrará no monitoramento dos equipamentos em tempo real e no controle de custos, utilizando uma série de módulos opcionais também adquiridos, como os módulos de Gerenciamento de Velocidade e Abastecimento do sistema DISPATCH. Os módulos complementares ampliam os recursos do FMS DISPATCH em áreas-chave, tais como: produção, segurança do operador e desempenho dos equipamentos. A rede de malha sem fio MasterLink® da Modular fornecerá comunicação entre as unidades de equipamento no campo e a sala de controle central da mina. “Nosso objetivo é fornecer aos nossos clientes soluções completas para aumentar a produção, gerenciar custos e aumentar a segurança”, disse Andree Roettig, gerente geral da Modular Chile. “O FMS DISPATCH fará exatamente isso – otimizará as designações de caminhões de Toconao em tempo real, minimizando o tempo de fila de caminhões e de espera das escavadeiras, bem como aumentando a eficiência operacional da mina.”

A implementação integral deverá estar concluída ainda este ano.

Sobre a EXCON
A EXCON é uma empresa líder em projetos de terraplanagem, com vasta experiência em tarefas de construção e processos de mineração. Para obter mais informações sobre a EXCON, visite: http://portalexcon.cl/excon/index_eng.html.

Sobre a SQM
Como o maior produtor mundial de lítio, a SQM está comprometida com o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor de lítio. Nosso compromisso não se limita apenas a entregar produtos de alta qualidade em tempo hábil, mas também a fazer investimentos significativos para garantir a disponibilidade do produto. Para obter mais informações sobre a SQM, visite: http://www.sqm.com/es-es/home.aspx.

Download do comunicado de imprensa